Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Buriti - Mauritia flexuosa

O Buriti (Mauritia flexuosa) é uma árvore da família Arecaceae.

Características

Alcança 35 m de altura. Suas folhas grandes formam uma copa arredondada.

A nossa maior palmeira vive isoladamente ou em comunidades (veredas) que exigem abundante suprimento de água no solo. Daí ser um indício seguro de que onde ocorrem existe um curso d'água. As águas carregam e espalham suas sementes.

A polpa amarela cobre a semente oval dura e a amêndoa comestível. De seus frutos se produz licor, óleo comestível e medicinal (para queimaduras e cicatrização), sorvetes, cremes, geléias, com alta concentração de vitaminas A e C.

Como a maioria das palmeiras, também fornece fibras para a produção de artesanato de cestarias ou cobertura das casas. Para a fauna, as palmeiras são imprescindíveis. Há épocas em que seus frutos são a única fonte de alimento disponível para aves, morcegos, primatas e roedores. As palmeiras também hospedam insetos e outros animais no interior das bainhas das folhas, criando ninhos confortáveis.

Época de frutificação e florada

Flores de coloração amarelada surgem de dezembro a abril. Os frutos avermelhados têm uma superfície revestida por escamas brilhantes, à frutificação é de dezembro a junho.

Cultivo

Exigem abundante suprimento de água no solo.

Aves mais atraídas pela planta

Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, tucanos, araçaris, periquitos, araras, saís, tiês, trinca-ferros, entre outros…

Ocorrência natural

Natural do Brasil. Ocorre praticamente em todo Brasil central e o sul da planície amazônica, em terrenos de várzeas e brejos.

Referências